DICAS FUNDAMENTAIS NO USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
- Não deixe os óleos essenciais expostos ao Sol ou ao calor excessivo.
- Não deixe os óleos essenciais ao alcance das crianças.
- Crianças menores de 07 anos não devem ingerir óleos essenciais.
- A ingestão de doses grandes doses (super dosagem) de óleos essenciais pode ser perigosa. Crianças se atraem por cheiros/fragrâncias/odores naturais, em especial, pelos cítricos. Ocorrendo um acidente com óleos essenciais procure imediatamente um médico.
- Em caso de contato de óleo essencial com mucosas, olhos e partes sensíveis do corpo, utilize óleo vegetal puro para neutralizar a ardência a ardência e desconforto. Não use água. Se após 20 minutos a ardência deverá desaparecer. Caso persista o ardor, procure um médico.
- Alguns óleos são dermoabrasivos e não devem ser usados diretamente sobre a pele, pois podem ocasionar lesões e irritações de leves a graves. Por isso, use sempre um veículo carreador (óleo vegetal ou creme) para diluir, só depois da diluição, use sobre a pele.
DERMOABRASIVOS
Podem provocar alergia, irritação, ardência ou leve queimação/queimadura na pele. Uso de acordo com as recomendações técnicas.
- Ajowan
- Anis estrelado
- Canela (casca e folha)
- Funcho
- Lemon grass
- Manjericão cravo
- Manjericão exótico
- May Chang
- Noz moscada
- Orégano
- Tomilho branco
- Verbena índia
- Wintergreen
COMO DILUIR ÓLEO ESSENCIAL EM ÓLEO VEGETAL
Nem sempre é fácil saber quantas gotas de óleo essencial usar para diluir em óleo vegetal e obter a sinergia necessária, pois as densidades dos OE são diferentes. Para ajudar usaremos aqui uma medida aproximada.
1ml de óleo essencial possui aproximadamente entre 20 a 25 gotas. Observe a tabela abaixo:
Quantidade de Óleo Vegetal, também chamado de Óleo Carreador | Quantidade de Óleo Essencial | Quantidade de Óleo Essencial |
---|---|---|
Mínimo | Máximo | |
120 ml | (0,5%) 15 gotas | (2,5%) 75 gotas |
100 ml | (0,5%) 12 gotas | (2,5%) 64 gotas |
50 ml | (0,5%) 6 gotas | (2,5%) 32 gotas |
30 ml | (0,5%) 4 gotas | (2,5%) 19 gotas |
- Como pode ser observado na tabela, OE podem ser utilizados em quantidades mínimas (0,5%) ou num limite máximo (2,5%), dependendo da quantidade de OV utilizada, da finalidade para a qual a sinergia está sendo elaborada, quantidades intermediárias também podem ser utilizadas.
- O mínimo de gotas pode ser usado em: pessoas com pele sensível, crianças, idosos, convalescentes e grávidas.
Assim, a diluição do óleo essencial dependerá:
- Da condição da pessoa que usará a sinergia criada: idoso, doente, convalescente, pessoa saudável, adulto, crianças, grávidas.
- Do propósito do tratamento: massagem (facial, corporal), fricção (plantar ou palmar, pele), inalação, vaporização, difusão.
- Das características da pele de cada pessoa.
- Das características do OE, se indicado para uso diurno ou noturno, caso seja OE fotossensível ou seja reage à presença da luz do sol.
FOTOSSENSÍVEIS
Óleos Essenciais cítricos possuem propriedades fotossensíveis, ou seja, se usados puros sobre a pele e a pessoa se expuser ao sol ou ao calor excessivo podem provocar manchas na pele.
São Óleos Essenciais considerados fotossensíveis:
Bergamota, Laranja (azeda ou doce), Limão, Limão Siciliano, Grapefruit, Mandarina (verde ou vermelha), Tangerina e verbema Índia, alguns autores incluem o gengibre na lista dos fotossensíveis.
OE’S QUE PODEM SER USADOS DIRETAMENTE SOBRE A PELE
- Óleos Essenciais como Tea Tree, Copaiba destilada, Lavanda Francesa são antissépticos, aint-inflamatórios e cicatrizantes. Podem ser usados diretamente sobre a pele e ferimentos.
- O OE de Lavanda Francesa pode ser usado diretamente sobre ferimentos, queimaduras leves, alergias e ferimentos, acne, inflamações, psoríases, eczemas, infecções e picadas de insetos.
- O OE de Tea Tree pode ser usado em acne, herpes, inflamações, infecções, picadas de insetos, psoríases e eczemas
- O OE de Copaíba destilada ou resina pode ser usado sobre acne, inflamações, infecções, picadas de insetos, psoríases e eczemas.
- O OE de Cravo (botão e folha) é dermoabrasivo podendo provocar leve ardência. Seu uso é tópico, ou seja, apenas sobre a pele e deve restringir-se apenas à pequenas áreas afetadas onde ocorreu um corte ou onde se desenvolveu um fungo. Paralisa pequenos sangramentos em cortes e combate fungos em unhas. Não deve ser usado em crianças.
- O OE de Sândalo amyris é anti-inflamatório e cicatrizante, paralisa pequenos sangramentos e pode ser usado em crianças.
- Todo OE deve ser testado antes de ser usado em qualquer parte do corpo. Ao menor sinal de alergia, suspender o uso e procurar um médico. Os organismos reagem diferentemente às substâncias, portanto, não é por ser natural que todos possam usar ou que faça o mesmo efeito em todos.
CONTRAINDICADOS EM CASO DE HIPERTENSÃO
- Alecrim qt. cineol
- Hortelã Pimenta
CONTRADICADOS EM CASO DE PRESSÃO BAIXA (HIPOTENSÃO)
- Lemon grass
- Manjerona
- Ylang Ylang
CONTRAINDICADOS EM CASO DE EPILEPSIA
- Alecrim de todos os quimiotipos
- Cedro Atlas
- Hortelã Pimenta
TESTE ALÉRGICO PARA ÓLEOS ESSENCIAIS
- Sempre que for utilizar um OE pela primeira vez teste-o pingando 2 gotas no antebraço ou atrás das orelhas e aguarde por 12h. Caso não ocorra reação, pode usar o óleo de sua preferência. Ocorrendo a reação, busque outro OE que tenha propriedades terapêuticas semelhantes e faça o teste para usar, visando fazer a troca. Nunca use um OE que lhe cause reações dérmicas.
- Pessoas alérgicas ou com disposição a alergias devem redobrar os cuidados ao usarem óleos essenciais.
- A genética de cada pessoa reage de forma diferente às composições químicas dos OE’s. Uma pessoa com predisposição a ter alergias pode usar óleos essenciais desde que adote maiores precauções.
- Use os OE’s na planta dos pés caso seja alérgico. Essa região é menos sensível à reações alérgicas.
- Em geral nas reações alérgicas leves aparecem vermelhidão e ardor, nas graves pode aparecer até queimaduras, doloridas, vermelhas e grande ardência. Em casos leves use um pouco de óleo vegetal (coco, gergelim, semente de uva, abacate, etc.) sobre a pele. Essa prática deverá fazer desaparecer o ardor em até 40 minutos. Caso a reação persista, procure um médico dermatologista.
INGESTÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
- No Brasil a NVISA classifica os OE’s na categoria de Cosméticos, sendo por esta razão vedada a ingestão.
- Apenas alguns óleos cítricos, mentolados e outros usados na indústria alimentícia podem ser registrados como flavorizantes e usados para ingestão.
- A Phyto e Bothica é uma empresa de cosméticos, porém comercializamos os mesmos óleos que outras empresas vendem como flavolizantes e quimicamente não há diferença entre as substâncias.